top of page

Diferentes tipos de cafés




O café é uma fruta que possui muitas variações como tipo do grão, coloração dos frutos, classificação de qualidade e níveis de torra. Os tipos de café mais cultivados para o consumo são do tipo Arábica e Robusta


A classificação de qualidade do café vai do café extra-forte até o café especial, e os níveis de torra variam entre clara, média e escura. Cada uma dessas variações entregam cafés com aroma e sabores únicos, por isso é importante que o amante de café entenda as variações básicas para saber pedir um café agradável ao seu paladar quando estiver de frente ao barista.


Diferença entre Arábica e Robusta

Os dois principais tipos de café cultivados comercialmente são o Arábica (Coffea arabica) e o Robusta (Coffea canephora). A principal diferença entre esses grãos está em seus sabores, cultivo e características.


Café tipo Arábica

  • Sabor: os grãos Arábica são conhecidos por seu sabor suave e complexo, frequentemente com notas de frutas, flores e acidez cítrica. Este tipo de café é apreciado por seu sabor naturalmente doce.

  • Cultivo: o café Arábica é cultivado em altitudes mais elevadas, geralmente entre 700 e 2.000 metros acima do nível do mar. Ele requer um clima mais fresco, com temperaturas consistentes e chuvas regulares.

  • Teor de cafeína: o Arábica possui menos cafeína em comparação com o Robusta, o que contribui para o seu sabor suave e delicado.

  • É o tipo de café servido na Cafeteria Especial


Café Robusta

  • Sabor: os grãos de Robusta têm um sabor mais forte e amargo, com notas terrosas e amadeiradas. Sua acidez é menos pronunciada, e seu sabor é muitas vezes descrito como mais “rústico”.

  • Cultivo: o café Robusta cresce em altitudes mais baixas, frequentemente entre 200 e 800 metros acima do nível do mar. Ele é mais resistente a pragas e doenças, o que o torna uma escolha popular em regiões com climas menos favoráveis.

  • Teor de cafeína: o Robusta contém mais cafeína do que o Arábica, o que contribui para seu sabor mais intenso e amargo.


Classificação dos Cafés


As classificações são categorias criadas com base na qualidade dos grãos de café, isso quer dizer o nível de pureza que esse grão apresenta. Aqui estão algumas das classificações mais comuns, do menos puro para o mais puro.


Extra Forte

Este tipo de café é caracterizado por um sabor intenso e amargo, com um alto teor de cafeína. É um dos tipos de grãos que mais possuem impurezas permitidas.

.

Tradicional

O café tradicional é uma escolha popular para cafés coados e de filtro. Os grãos de café tradicionais também contém impurezas, mas em menos quantidade, ainda assim é um café amargo, por isso a maioria dos consumidores preferem preparar a bebida com açúcar ou fazer um tradicional café com leite.


Gourmet

O grão gourmet é cuidadosamente selecionado e geralmente tem sabor mais complexo, eles são cultivados em condições especiais e processados com cuidado. A bebida final de um café de grão gourmet geralmente não contém amargor, e sim acidez e doçura natural equilibradas. Esse é um dos tipos de grãos recomendados para fazer um café espresso bastante aromático e saboroso.


Café Especial

O nosso favorito, o café especial é a mais alta categoria de café, caracterizado por grãos excepcionais, cuidadosamente selecionados e torrados. Eles têm sabores complexos e únicos, muitas vezes com notas de frutas, flores, também possuem um aroma muito agradável. Os cafés especiais também são recomendados para fazer um bom café espresso, também filtrados e outros métodos mais delicados. Por ser um tipo de café de alta qualidade, pode ser difícil de encontrar nas prateleiras de mercado, mas você encontra na Cafeteria Especial, tanto no preparo de todos os cafés do cardápio, quanto para levar, em pacotes exclusivos de 250 g de café moído.

Comments


bottom of page